9 de abr. de 2010

Espiritismo Kardecista - Biografia de Allan Kardec (Parte I)


Denizard Hypollyte Léon Rivail
* 1804 + 1869
O menino de olhos claros, de personalidade enérgica e perseverante.
Allan Kardec era uma pessoa totalmente oposta ao protótipo de um místico ou de um iluminado. Homem muito inteligente, de temperamento calmo, racional e lógico, nunca possuiu nenhum tipo de mediunidade. Embora tido pelos espíritas como um missionário, jamais se proclamou como tal. Sua doutrina não é produto de uma tese pessoal, de cunho personalista, elaborada por revelação em algum "lugar santo", isolado, após alguma super experiência mística e solitária, toalmente subjetiva.
Nascido em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804 no seio de uma família simples de juízes e advogados, batizado como Denizard Hyppolyte Léon Rivail.
O pequeno Rivail nasceu em uma época de graves agitações políticas, conflitos sociais e religiosos, não apenas na França, mas em todo o mundo. Era a época de Napoleão I. Os franceses sofriam o peso de intermináveis chacinas e toda a Europa se transformara em sangrento campo de batalha.
O materialismo, a descrença, a intolerância religiosa predominavam. Os membros proeminentes do clero, com raras exceções, compartilhavam avidamente da roda dos interesses mundanos, tragicamente esquecidos do exemplo do Sublime Nazareno, de quem se auto-intitulavam legítimos representantes na Terra.
Aos 12 anos, Rivail concluiria seus estudos em sua amada Lyon. Seus pais, desejosos em lhe oferecer boa educação, vivendo o clima das lutas religiosas reinantes na França de então, entenderam por bem confiar o único filho ao famoso educador Heinrich Pestalozzi, o mais sábio, o mais respeitado e célebre professor daquele tempo, precurssor da moderna educação, da chamada "escola ativa" e fundador da primeira escola profissional do mundo, na Suíça.
No próximo post sobre Espiritismo Kardecista: Biografia de Allan Kardec (Parte II)

1 comentários:

Carlos Cristian De Paulo Silva disse...

Muito informativo o seu texto.. de verdade.. parabéns. Tem muita gente que não entende.
Se puder de uma olhadinha depois no meu blog, e o http://espiritismoespiritoverdade.blogspot.com.br/
abraço amigo, ate breve. voltarei mais neste site.

Postar um comentário