De acordo com o Niddesa - um dos livros do cânone pali - o Buda Shakyamuni teve 500 vidas passadas antes de atingir o despertar. O monge peregrino chinês Fa-hsien, ao visitar o Sri-Lanka no início do século V, também encontrou representações artísticas de 500 renascimentos do futuro Buda. Já o Saketa Jataka afirma que o Buda teve 1.500 vidas passadas. As estórias sobre estas vidas são registradas em contos chamados Jatakas.
Para atingir o despertar, o Buda levou 300.000 mahakalpas, ou grandes eras (pali mahakappa), mesclados com 20 asamkhyeyakalpas, ou períodos de tempo incalculável (pali asankheyyakappa). Cada grande era é subdividida em quatro eras, dissolução do mundo (pali samvattakappa), continuação do caos (pali samvattatthayikappa), formação do mundo (pali vivattakappa) e continuação do mundo formado (pali vivatatthayikappa). Cada uma destas eras é subdividida em 20 (ou 64) períodos chamados antokappas. Atualmente, estamos em uma era de "continuação do mundo formado".
Há mais de 300.000 mahakalpas e 20 asamkhyeyakalpas atrás, o futuro Buda Shakyamuni era um homem pobre que salvou sua mãe viúva de um naufrágio. Sua mãe fez a aspiração de que ele pudesse salvar os outros seres do sofrimento. Ele pensou nisso e se tornou um bodhisattva, ou ser do despertar (pali bodhisatta), alguém que cultiva as perfeições que conduzem ao estado iluminado de um Buda.
Próximo post: As eras
0 comentários:
Postar um comentário