Charles Webster Leadbeather, sacerdote da Igreja Anglicana e bispo da Igreja Católica Liberal, clarividente, escritor, orador, maçom e uma das mais influentes personalidades da Sociedade Teosófica escreveu acerca dos habitantes do mundo astral:
"Não é fácil classificar e ordenar os seres astrais, tal sua variedade e complexidade, mas podemos nos esforçar para isso, começando a dividi-los em 3 grandes categorias: humanos, não-humanos e artificiais.
Humanos:
Os cidadãos humanos do mundo astral separam-se naturalmente em dois grupos: os vivos e os mortos.
Os vivos:
1) Adeptos e seus discípulos: São os humanos evoluídos, instruídos que operam tanto com o corpo mental como o astral, mas muito mais com o mental, pertencentes às lojas, escolas orientais e algumas ocidentais.
2) Indivíduos psiquicamente adiantados: Esses não estão sob orientação de um Mestre (amparador), em geral são conscientes fora do corpo físico, mas por falta de necessário treino e experiência estão sujeitos a enganos e apreciação do que veem. Sua lucidez é variável, variam com seu grau de desenvolvimento e em muitos casos quando voltam ao corpo físico não lembram de sua experiência.
3) A pessoa vulgar: Não possuem maturidade astral, flutuam perto do corpo físico durante o sono, nem estado mais ou menos inconsciente. Em alguns casos semi-adormecido, vagueia daqui para ali, deitado seguindo algumas correntes astrais passando por toda espécie de aventuras, umas agradáveis, outras desagradáveis. Quanto menos evoluída for uma pessoa, más definidas serão suas formas astrais, sem contornos definidos, devido à alta densidade do seu duplo etérico.
4) O mago negro e seus discípulos: É semelhante à primeira, porém voltada para o mal. As ordens que lidam com essas forças ocultas poderosas são várias, mas podemos citar: Dügpas, Europeus, Vodoo, Obeah, Magia Negra, etc."
_________________________________________________________________________________
O que os fatos mostram? Que o autor crê que o mundo astral é habitado por humanos, não-humanos e artificiais e, mais especificamente, o mundo habitado pelos humanos está dividido entre vivos e mortos.
Qual é uma objeção comum? A teoria de Leadbeather quanto à classificação dos humanos vivos é semelhante ao pensamento comum, porém com nomenclaturas distintas.
Essa objeção faz sentido? Meu ponto de vista quanto ao pensamento de Leadbeather é que esta escala coloca os vivos em um padrão que, me parece que não pode ser mudado, ou seja, o indivíduo está predestinado a ser aquilo que é por toda a sua vida, o que discordo deste padrão estipulado por ele.
O que você acha? Qual sua opinião acerca do mundo dos vivos descrito por Leadbeather? Compartilhe e deixe aqui registrado o seu pensamento.
_________________________________________________________________________________
Próximo post: "Os habitantes do mundo astral (humanos - os mortos)"
0 comentários:
Postar um comentário